Dúvidas Frequentes
Dúvidas Aparelhos Auditivos
Como é feito o acompanhamento após a adaptação dos aparelhos?
Durante todo o processo, o fonoaudiólogo estará acompanhando, realizando as orientações e os ajustes necessários para obter o melhor resultado. Este acompanhamento, se faz necessário, para garantir que o paciente está usando o aparelho de forma correta e assim obtendo o resultado esperado. Além disso o paciente será reavaliado periodicamente.
Fonte: Fga.Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia.
Como você sabe se tem uma perda auditiva?
Em geral, a perda auditiva é percebida primeiramente pelos familiares, amigos ou colegas de trabalho do que pela própria pessoa. A maioria das perdas auditivas ocorrem de forma gradual de forma que você só percebe quando a dificuldade de comunicação se torna um grande problema.
Os sinais mais comuns que a sua audição não está normal são:
- Você pede, com frequência, as pessoas para repetir o que falaram.
-Entende errado o que foi dito e responde erroneamente.
-Precisa aumentar o volume da TV para entender melhor.
-Não consegue ouvir a campainha, telefone ou de sinais de alerta.
-Sente cansaço ao acompanhar uma conversa devido ao esforço necessário para ouvir.
Fonte: Fga.Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia
O que acontece, quando se espera muito para colocar os aparelhos auditivos?
Pesquisas mostram que a maioria das pessoas com uma perda auditiva significante espera em torno de 7 anos, antes de finalmente procurar ajuda. Isto pode ser parcialmente devido à relutância em admitir que existe um problema, mas principalmente à natureza gradual da maioria das perdas auditivas.
Quanto antes você se der conta de que tem uma perda auditiva, mais cedo você pode fazer uma avaliação audiológica completa e começar a se beneficiar do tratamento mais apropriado.
Quanto antes você voltar a estimular as vias auditivas, menor será o perda das habilidades auditivas, tais como, discriminação auditiva e compreensão da fala em ambiente ruidoso.
Fonte: Fga.Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia.
Posso ter dificuldades em me adaptar aos aparelhos? Quanto tempo levo para me adaptar?
A adaptação aos aparelhos auditivos pode variar de uma pessoa para outra, especialmente quando a perda auditiva existe há muito tempo. Sons esquecidos, precisam ser reaprendidos. O mundo pode parecer ruidoso, pois os sons eram percebidos muito fracos e sem chamar sua atenção. A melhora auditiva percorre um longo caminho.
Algumas melhoras podem ocorrer de forma imediata, mas também podem ser necessário semanas ou meses para conseguir se obter o máximo de benefício dos aparelhos auditivos. Cada pessoa possui um conjunto de características que afetam o tempo da adaptação. Por exemplo: idade, grau e tipo de perda auditiva, tipo de ambiente que frequenta, conscientização do problema, aceitação pessoal e familiar, recursos do aparelho, necessidades pessoais, expectativas, etc. Os resultados positivos ocorrerão, sobretudo, com a força de vontade e determinação do usuário e, também, com o apoio da família.
Fonte: Fga. Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia.
Qual especialista devo procurar, quando percebo que não estou escutando bem?
O primeiro passo quando se percebe que não está ouvindo muito bem, é procurar um médico otorrinolaringologista que realizará uma avaliação otológica e encaminhará para realização de uma avaliação audiológica e outros exames, se achar necessário. Em posse dos resultados o analisará e decidirá pelo melhor tratamento para o caso: medicamentoso, cirúrgico ou uso de aparelhos auditivos.
Fonte: Fga.Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia.
Quando a pessoa é resistente ao uso de aparelho, o que fazer?
Em primeiro lugar deve-se explicar à pessoa sobre a perda auditiva e suas consequências. Depois disso é importante orientá-la sobre as vantagens do uso de aparelho e testar um aparelho para conscientizá-la sobre a quantidade de sons que ela está deixando de ouvir e que pode até interferir na auto-estima e principalmente na sua qualidade de vida. Há várias ideias pré-concebidas a respeito de aparelhos auditivos. O profissional especialista irá desmitificar estas concepções errôneas que os candidatos à protetização geralmente carregam. Em geral, quando as pessoas finalmente experimentam os aparelhos auditivos, ficam surpresas em descobrir o quanto estava perdendo!
Fonte: Fga. Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia
Se eu colocar aparelhos auditivos, minha audição volta a ser normal?
É fundamental entender que o aparelho auditivo é uma prótese e que como todas as próteses, têm limitações. Embora seja um produto que agrega muita tecnologia, e seja cada vez mais aperfeiçoado, ele não restaura a audição normal, mas pode tornar a audição mais fácil e mais confortável.
Os usuários de aparelhos auditivos relatam melhores relações familiares, aumento da autoestima, melhor saúde mental e maior independência e segurança.
Fonte: Fga.Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia
Tenho indicação médica para usar aparelhos auditivos, o que fazer?
Ao constatar que o uso de aparelhos auditivos é o tratamento mais indicado, deve-se procurar um fonoaudiólogo especializado para fazer um teste com os aparelhos auditivos.
Fonte: Fga. Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia.
Tenho perda auditiva nos dois ouvidos. Preciso usar aparelho nos dois ouvidos?
A falta ou o rebaixamento da audição de um dos lados causa vários problemas pouco perceptíveis. O uso de dois aparelhos auditivos pode ajudar a melhorar essa perda de audição.
A audição normal nos permite saber se um som vem da direita ou esquerda, além da sua distância. O correto ajuste que ocorre em uma amplificação bilateral permite que o cérebro
trabalhe mais naturalmente, ajudando a compensar as deficiências e o desequilíbrio dos ouvidos.
Veja as principais vantagens do uso de dois aparelhos auditivos para audição binaural relativamente à audição monaural:
1. Mantêm ambos os ouvidos ativos.
2. Proporciona melhor sensação de equilíbrio e conforto.
3. Melhora a noção de direção e localização da fonte sonora.
4. A melhora da qualidade sonora aumenta o entendimento da fala, inclusive em ambientes ruidosos.
5. Permite ouvir sons mais baixos e mais distantes.
6. Os sons são mais facilmente distinguíveis.
Fonte: Fga.Luciane Mendes Santos Pontello Fonoaudióloga Especialista em Audiologia.
Você ouve bem?
VOCÊ OUVE BEM?
Esta queixa é muito comum nos consultórios. Muitas estão relacionadas ao ouvido e outras a doenças centrais e cognitivas. Fique atento!!! Procure um otorrino ou fonoaudiólogo para se informar. Há exames e procedimentos capazes de te ajudar.
APARELHOS AUDITIVOS:
Você sente dificuldade para ouvir em ambiente com muito barulho?
Você sente dificuldade para ouvir a distancia?
Você sente dificuldade em acompanhar as conversas?
Você sente dificuldade em distinguir os sons que vem de trás ou da frente?
Ainda há muitos “mitos” sobre o uso de aparelho auditivo. Muitas pessoas ficam com medo de serem rotuladas como “velhas” ou “deficientes”, caso sejam vistas usando aparelho auditivo. Outras escutam a experiência negativa de quem usou e não se adaptou, e as vezes, já resiste ao uso sem ao menos testar o aparelho.
Quando o paciente começa a queixar que “Escuta, mas não entende as palavras”, o isolamento social começa a se manifestar, pois este paciente não entende o que as pessoas falam e prefere se isolar, chegando até mesmo a ficar deprimido.
Atualmente os aparelhos apresentam tecnologia digital, o que vem facilitando a adaptação destes pacientes ao aparelho. Além disto, os modelos se apresentam cada vez mais modernos.