Inscreva-se para receber alertas e insights do CEOF
Fique conectado com a gente.
Apesar da alegria e da animação do fim de ano, é preciso ter alguns cuidados com a audição neste período devido ao intenso volume das músicas e dos fogos de artifício que fazem parte das celebrações. O barulho emitido pelos artefatos podem atingir mais de 120 decibels (dB), sendo que o limite seguro de exposição aos sons recomendado é de 85 dB. Quando a quantidade recomendada ultrapassa esse limite, há risco de perda auditiva e, em alguns casos, a situação se torna irreversível.
Sintomas após a exposição da poluição sonora
Sensação de pressão nos ouvidos;
Zumbido;
Dificuldade para ouvir;
Tontura;
Irritabilidade;
Sensação de ouvido tampado;
Pressão;
Estalos no ouvido.
Como proteger sua audição na noite de Réveillon?
Use protetores de ouvido
Antes de iniciar as festividades, tenha alguns protetores de ouvido em mãos. Eles são excelentes, pois podem reduzir o nível de som em cerca de 30dB. É uma maneira rápida e eficaz de proteger os ouvidos.
Descanse os ouvidos após o evento
Os especialistas recomendam que você descanse seus ouvidos por no mínimo 16 horas após eventos barulhentos. Isso diminui o risco de sofrer uma perda auditiva permanente.
Prepare os aparelhos auditivos
É recomendado que os usuários de aparelho auditivo preparem o dispositivo para todo o ruído antes do início das festividades. É possível optar por ativar o programa de redução de ruído, ir para um nível de som mais baixo ou desligar o aparelho auditivo no momento da explosão dos fogos de artifício.
Procure um otorrinolaringologista
Caso os sintomas sejam leves, a perda auditiva pode ser temporária. Porém, em situações severas, o paciente pode perder parte da audição permanentemente, necessitando de prótese auditiva para tratar o problema. De toda forma, é importante procurar um médico otorrinolaringologista ao sentir qualquer sintoma para que se faça o diagnóstico e determine o tratamento.